O que é Marketing Digital?

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O que é Marketing Digital ?

 

Primeiramente Marketing Digital não é um negócio. Marketing Digital é o meio para impulsionar um negócio, uma marca ou uma pessoa.

Antigamente com o marketing Tradicional ou no Marketing off-line como chamamos , as empresas não tinham como mensurar  seus resultados com publicidade na TV ou no Jornal como nos dias de hoje.

Hoje por exemplo, os anúncios em redes sociais e em buscadores é possível medir praticamente todas as ações dos usuários, desde quem viu, quanto tempo ficou , se manteve o mouse no botão de comprar e não comprou e por ai vai. Isso mesmo que falei Existem ferramentas que conseguem mapear o calor da página do seu site, ou seja, ele sabe informar qual parte do site o possível cliente manteve o mouse etc. Hoje com O Marketing Digital ficou muito fácil acompanhar o andamento de uma publicidade, é muito mais rápida e caso tenha que fazer alguma alteração na sua publicidade é muito mais ágil e com custo muito menor. Imagina para uma empresa alterar o preço de um produto num jornal de bairro por exemplo que tem sua distribuição mensal e já foi impresso. 

Se compararmos a publicidade em termos de segmentação e Interação com o público alvo nas publicidades do Marketing Off-line com o Marketing Digital a diferença é absurda. No marketing off-line em uma propaganda de TV ou jornal por exemplo a marca transmitia uma mensagem porem não existia uma comunicação com sua audiência. Ela não sabia se a propaganda estava sendo bem vista. Bem diferente dos dias de hoje com o Marketing Digital onde o público interage com a marca, opinando e compartilhando tudo de forma ativa e rápida. Fora que com o Marketing Digital conseguimos segmentar o público através de faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização . Então percebemos que a diferença é enorme.

  • Quanto ao Custo

Você parou para pensar quanto custa uma série de anúncios na TV de grande circulação em horário nobre? A realidade é que só as grandes empresas tinham capacidade financeira para fazer esse tipo de publicidade.  Arrisco até a dizer que o Marketing Digital trouxe até mais igualdade com relação ao poder de divulgação em alguns meios de comunicação. Pois com achegada do Marketing Digital exigiu-se muito menos recursos financeiros. Não importa o tamanho, qualquer empresa pode investir e obter os resultados que antigamente só os grandes conseguiam alcançar.

Muitas pessoas já ouviram falar mas tem dúvidas sobre o que é transformação Digital. Transformação digital é a transição do Marketing Off-line para Marketing Digital, ou seja, o uso da tecnologia com o objetivo de alcançar melhorias radicais e com isso uma vantagem competitiva. Porém tudo muda e muito rápido e o que hoje pode ser uma vantagem amanhã vai ser um requisito básico para a empresa sobreviver.

Se você ainda não iniciou sua transformação digital na sua empresa, seu concorrente vai te engolir e quando você resolver fazer não vai ser mais um diferencial e sim um requisito básico para a sua sobrevivência no mercado. .

Porém não se assustem, pois o Marketing Digital veio para nos ajudar e facilitar nosso dia a dia no Trabalho.

Existem muitos benefícios do Marketing Digital, porém vou falar os 05 que eu considero os mais importantes.

1.Benefício é a Autoridade

Hoje uma empresa, marca ou pessoa consegue criar uma autoridade se utilizando do Marketing Digital. Esse processo é essencial para uma empresa, marca ou pessoa, pois é onde começa o primeiro contato com o usuário que vai entrar no que chamamos de topo do funil. Aliás se você não sabe o que é topo do funil , continua aqui nesse post que até o fim vou REVELAR os segredos que ninguém lhe conta sobre como funciona o funil de vendas.

2.Benefício é a Visibilidade

 O grande benefício de quando começamos a trabalhar com marketing Digital é a visibilidade da sua marca. Você consegue levar seu conteúdo em grande escala e a nível global. Ou seja, se com o marketing digital você consegue uma maior visibilidade, consequentemente você consegue posicionar melhor seu produto ou serviço. Antigamente você fazia uma propaganda num outdoor, jornal de bairro ou panfleto e se resumia a um público muito específico, menor e muitas vezes a uma determinada região. Bem diferente de quando usamos o Marketing Digital onde seu conteúdo não têm fronteiras e abrange um nível mundial.

3.Benefício é a Qualidade de Informação que chega ao consumidor

Antigamente os clientes se dirigiam a uma loja para comprar um determinado produto e o que o vendedor dizia referente as informações do produto era lei. As pessoas não tinham muitas opções de pesquisa. Hoje com o avanço da tecnologia e a facilidade que o usuário tem com acesso à internet o consumidor está muito mais calçado de informações do produto, o consumidor consegue informações muito mais detalhadas em sites tutoriais, em buscas no site do Google. Do próprio Youtube, em comentários em redes sociais a respeito do produto, em reclamações do produto e até mesmo da loja, estou para falar que muitas vezes sabem mais que o próprio vendedor da loja. Com isso muitas empresas tiveram que mudar a forma de se relacionar com os seus clientes e começaram a ter que se preocupar com o pós-venda e qualidade do produto.

4.Benefício é tão chamado Funil de vendas

O Funil de vendas é um conjunto de etapas que representam a jornada do cliente. Desde um momento que ele detecta um problema para comprar um produto ou serviço até o momento de solucionar o problema. Ou seja, desde do momento que você detecta que precisa por exemplo comprar um celular até o momento que você resolve comprar.

Normalmente é dividido em 3 etapas Topo do Funil, meio do funil e fundo do funil.

Exemplo eu estou fazendo aqui nesse post. Chamando atenção do meu público, gerando conteúdo de qualidade e educacional para uma necessidade que as pessoas tem de saber o que é Marketing Digital, como funciona e etc. Vocês estão entrando no topo do meu funil. Após isso Normalmente é disponibilizado um formulário para preenchimento com seu telefone e e-mail para que o usuário tenha acesso a um e-book e baixar de forma gratuita. Após o usuário baixar esse e-book, esse usuário vai virar um lead e entrar no topo do meu funil. Existem muitas formas de trazer o usuário entrar no topo do funil só estou dando esse exemplo para facilitar.

Agora o seu possível cliente já no meio do funil já começa a procurar mais a fundo as informações do seu produto e inclusive comparar com a concorrência. Esse é o momento que seu lead deve ser nutrido de informações relevantes, pois é o momento de eliminar possíveis duvidas e objeções. Automaticamente conforme vai eliminando objeções você vai criando um relacionamento e com o envio por exemplo de e-mail marketing esse consumidor pode vir a virar um lead qualificado que vai entrar no fundo do funil onde esse terá uma abordagem mais direta para uma venda.

Você cria conteúdo de qualidade, agrega valor, cria um relacionamento com o possível cliente, tira objeções com dúvidas que o cliente possa ter, ai Ele já está comparando seu produto com a concorrência e depois você vende pra ele. A preferência da compra sempre vai ser sua pois você que deu conteúdo, agregou valor e matou as objeções. AI VC ME PERGUUNTA?

Mas Ricardo o meu produto está mais caro que o da concorrência, o que faço?

Ai vc vai ter que ser melhor que eles em qualidade, durabilidade, parcelamento, atendimento e suporte por exemplo.

Outra coisa importante que gostaria de falar para vocês é o seguinte:

“ As pessoas adoram comprar, mas não gostam que ninguém venda para elas”

Então um site onde ninguém gera valor e só publica promoção disso e daquilo tende a ter menos sucesso do que o site que gera conteúdo.

Exemplo:

Você tem uma loja de bebe e diz Ricardo público diariamente promoções, mas não vejo resultados.

A dica é cria conteúdo que vai gerar valor e engajamento a sua loja para depois querer vender.

Tipo:”5 dicas para fazer o seu enxoval”

A importância da amamentação nos primeiros meses , por exemplo. Sempre 80% gerando conteúdo e somente 20% do tempo vendendo.

Se você gerar 4 conteúdos x 4 semanas = 16x 12 meses = 192 publicações ano, ou seja, após 1 anos a possibilidade de você aparecer nas páginas do Google sem pagar é enorme. E depois 2 anos 384 publicações

Por exemplo numa pesquisa do Google Dicas de enxoval você começa a ter uma certa relevância no mercado.

5.Benefício É o poder de metrificar seus resultados

Metrificar os resultados nada mais é que medir seus resultados. Em uma publicidade feita por exemplo em um jornal você não consegue medir o alcance de quem leu ou viu sua propaganda, já em um artigo na internet você consegue medir e inclusive sentir o engajamento das pessoas através de curtidas, comentário e compartilhamento.

Por isso sempre digo a clientes, empresários e amigos que o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, pois você consegue metrificar seu retorno.

 

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